Criação de Logotipo

Logotipo

Quais são os critérios para criar um logotipo?
Não é aconselhável alterar um logotipo, a menos que seja muito necessário. Um logotipo sempre em mudança nunca atinge a mente pública. Só depois que os consumidores vejam regularmente o logotipo, eles começarão a notar isso.
Novas empresas adotam continuamente um estilo de logotipo muito semelhante a outras empresas. Isso leva a que nenhum nome se distinga do resto. Um design de logotipo deve ser atraente para aqueles que não estão familiarizados com a empresa.
Isso significa que os testes do logotipo devem ser realizados: um estudo de campo, deve ser realizado examinando as pessoas sobre o que pensam da imagem da empresa, e quais as emoções que elas experimentam quando veem isso.
Se o design do logotipo não é compreensível ou o público quando ele vê uma impressão errada sobre a atividade da empresa, o logotipo não é efetivo.
Quem é o mercado-alvo? Em que locais, além do site da Internet, o logotipo será exibido? Em papel timbrado, cartões de visita?
O logotipo transmitirá a mesma mensagem, não importa onde ela seja colocada? Um logotipo deve ser simples, sem complicações para ser facilmente incorporado pelo subconsciente dos consumidores.
Logotipos complexos combinados com 10 cores diferentes às vezes atraentes, mas não práticos. Muitas vezes o logotipo é acompanhado por um slogan. Se o slogan estiver sempre incluído no logotipo ou na mesma forma gráfica, ele pode ser considerado parte do logotipo.
O objetivo principal do slogan, juntamente com o logotipo, é apoiar a identidade da marca. A diferença entre o slogan e o slogan da marca é que o slogan da marca contribui para a construção da imagem da marca, enquanto os diferentes slogans estão relacionados com os diferentes produtos ou campanhas publicitárias.
Considere também o nível de recepção do logotipo que o receptor experimenta. Pode-se dizer que esse nível é semântico: porque tem que possuir um certo significado e, por sua vez, pode levar uma cadeia de significados; e também é estético: a forma do logotipo. No mercado de hoje, o lançamento de uma marca é um projeto de longo prazo que perturba a ordem e os valores existentes.
No momento da criação de uma marca deve ser levado em consideração que isso deve ser:
Simples:
Limpo, fácil de escrever. Algo complicado ou profundo não é apropriado para a identidade da marca.
Prática:
Vai de mãos dadas com simplicidade. O logotipo deve ser adequado para uso em todos os tipos de mídia: TV, impressão, uniformes, etc.
Consistente:
Um bom processo de criação de marca deve refletir-se em cada uma das peças de comunicação feitas pela empresa, bem como em cada um dos elementos do projeto: logotipo, fotografia, paletas de cores usadas, etc. Você nunca verá um rosa ou laranja em uma Coca-Cola, um tipo de letra diferente no McDonald’s, etc.
Único:
Não há nenhum ponto em ter uma imagem excelente ou um nome excepcional, se parecer muito semelhante a de outra pessoa, especialmente se a outra marca tiver mais orçamento investido em publicidade.
Memorável:
Se os pontos acima forem aplicados, a marca provavelmente será memorável. A coloração é um elemento importante, geralmente a coisa mais fácil de lembrar sobre uma marca é a cor. Outros tipos de símbolos ou códigos podem ajudá-lo a lembrar uma marca: por exemplo, o McDonald’s usa a combinação vermelho / amarelo, o “M” na forma de arcos, a figura de Ronald, etc.
Uma reflexão:
Deve refletir os valores e objetivos da empresa. Se a empresa representa a qualidade, as cores, o estilo e a fotografia também devem refletir isso. Se a empresa representa a Caridade, o logotipo não é tão complicado, já que muitos logotipos que representam isso têm algum elemento do ser humano.
Quais são os valores da marca? Você poderia adivinhar eles vendo os elementos visuais? Uma marca bem criada, que respeitou os padrões necessários para alcançar um resultado efetivo, não apenas reflete os valores, promove-os.
Customizável:
Deve se adaptar ao mercado-alvo. Não é muito moderno para os consumidores conservadores, não muito conservador para os mercados modernos. Sustentável:
Contemporâneo, mas um pouco clássico. Muitas marcas atualizam seus logotipos a cada 20 anos. É por isso que é importante ter um conceito que não se torne obsoleto em pouco tempo. Uma identidade corporativa bem feita não é um logotipo simples. É necessário manter uma coerência visual em todas as comunicações que uma empresa executa; folhetos, artigos de papelaria, páginas web, etc. A identidade corporativa de uma empresa é sua carta de apresentação, seu rosto em frente ao público; dessa identidade dependerá da imagem que as pessoas formam dessa organização.

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