Criação de Site

O que é website? Por mais estranho que possa parecer, essa ainda é uma pergunta relativamente comum, mesmo com a enorme popularidade da internet nos dias de hoje.
Falar sobre os tipos de sites, sem antes definir o que são websites ou sites, seria negar para uma grande parcela de visitantes, um conceito tão importante e necessário para o bom entendimento desse artigo.
Os Websites, popularmente chamados de sites, são documentos que podem ser acessados através da internet. Um website é composto por uma ou mais páginas, e geralmente são acessados através de programas chamados navegadores (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge são exemplos de navegadores).


Chamamos a primeira página de um site de Home Page ou Página Inicial. As páginas que compõe um site podem apresentar seus conteúdos em diversos formatos, como:

Qual Tipo de site devo ter?

Garantimos que depois de ler este conteúdo saberá qual tipo de site deverá ser desenvolvido pra ti. Quando resolvemos criar um site, devemos antes definir quais resultados esperamos que esse site alcance. Daí a importância não só de conhecer os principais tipos de sites existentes, mas também o propósito de cada um deles. Meu objetivo ao criar o site da BDN Digital era apresentar a minha Agência Digital aos meus clientes. Com o tempo percebi que eu poderia alcançar mais pessoas, se no lugar de fazer sites para elas, eu as ajudasse a fazerem os seus próprios sites. Dessa forma mudei meu foco de execução para educação. Por isso aquele site feito lá em 2012, deixou de ser adequado, assim migrei a BDN Digital de um Site Institucional, com um site de conteúdo de Blog. Existem dezenas de tipos de sites e cada tipo é indicado para um propósito, como por exemplo:
  • Ajudar pessoas a realizarem alguma tarefa específica (Sites Aplicativos);
  • Informar de forma simples e direta (Blogs);
  • Agregar vários tipos de sites em um só lugar (Portais);
  • Oferecer cursos online (Sites de EAD e outros);
  • Reunir pessoas com interesses em comum e incentivar a colaboração (Fóruns Online);
  • Encontrar os conteúdos presentes na internet (Sites de Buscas);
  • Possibilitar a compra e venda de produtos e etc (Lojas Virtuais e outros).
E ainda para muitos outros propósitos. Conhecer os principais tipos de sites existentes é muito importante, tanto para termos referências como para nos orientar no momento da criação de um site.

Loja Virtual

Sites de vendas online, também conhecidos como lojas virtuais, utilizam o sistema e-commerce. Um site é caracterizado como e-commerce pela funcionalidade do carrinho de compras, onde o usuário pode colocar todos os itens do seu interesse e simplificar o processo. É possível realizar a venda e compra de produtos e até mesmo contratar um serviço utilizando o computador. Esse modelo de site é ótimo para comerciantes, autônomos e lojistas que planejam ampliar seus negócios para a venda online.

Blog

Blogs são sites destinados em atender os interesses do seu público-alvo com novidades e tendências. Geralmente são instrumentos para divulgação e marketing, pois como possui um formato mais leve, convencem melhor seus clientes a comprar a ideia. Assim, são estruturas ótimas para o marketing de conteúdo. O blog deve estar sempre integrado às redes sociais para que seu conteúdo seja divulgado, além disso, é necessário que ele estimule o leitor a se interessar por outros posts dentro do próprio site, permanecendo o máximo de tempo online. São algumas características de um blog:
  • Formato simples
  • Facilidade de atualizar
  • Comunicação pessoal
  • Linguagem informal (não é obrigatório, mas é a mais utilizada)

VLOG

A popularização dos vídeos como forma de conteúdo, deu origem a uma variação em vídeo dos blogs, os vlogs. O YouTube acabou se transformando na principais plataforma utilizada pelos Vloggers para hospedarem seus vídeos.

FLOG

Enquanto nos Blogs predominam os textos, os Flogs são majoritariamente compostos por fotografias. Mas com o surgimento das redes sociais, em especial o Instagram, esse tipo de variação dos blogs perdeu muito de sua relevância.

Institucional

O site institucional é um dos mais utilizados pelas empresas. Geralmente o conjunto de páginas que compõem este tipo de site são informações sobre a empresa, descrição de produtos e serviços que prestam, além de download de arquivos, mapa de localização e formulários para contatos. O visitante deve vizualizar todas as informações da empresa junto com os canais de comunicação necessários que o leve a fazer o contato.

One Page

Quando todas as informações e áreas do site são disponibilizadas em uma única página trata-se de um site one-page. Neste tipo de plataforma, o visitante consegue percorrer todo o conteúdo sem precisar carregar novas páginas. Em aplicativos mobile o one page costuma carregar e ter um funcionamento mais rápido, pois ao clicar em qualquer link do menu o site rola automaticamente para a seção solicitada. Além disso, são sites mais objetivos, layouts agradáveis, harmoniosos e intuitivos destinados principalmente ao público jovem e ocupado que buscam informações rápidas e diretas.

HostSites

Os Hotsites surgiram como uma estratégia de marketing, para divulgar um novo produto, lançar alguma nova campanha e etc. Sendo uma das principais características dos hotsites sua validade, pois todo hotsite tem data para ser publicado e data para ser removido da internet. Em geral os hotsites utilizam um design de grande apelo visual, com o objetivo de capturar e atrair a atenção do público alvo da campanha. Considero esse tipo de site, o precursor das Landing Pages, tanto em semelhança, quanto em objetivos.

Landing Pages

As Landing Pages são sites que tem como propósito a conversão. Quando falo em conversão, me refiro ao objetivo de levar o visitante a executar alguma ação, como por exemplo:
  1. Se inscrever em uma lista de email;
  2. Assistir um vídeo promocional;
  3. Curtir ou compartilhar algum conteúdo;
  4. Fornecer dados pessoais como nome, endereço, número de celular  e etc;
  5. Realizar a compra de um produto.
As Landing Pages são um dos principais tipos de sites usados no marketing digital. Graças a sua estrutura elas conduzem o visitante pelo conteúdo, não permitindo distrações, levando o usuário a realizar uma ação desejada.

Portal

Sites em formato de portal são ideais para empresas realizarem anúncios, divulgar informações sobre eventos, notícias segmentadas por categorias, previsão do tempo, fóruns, dentre outras. São destinados ao interesse do público, para que o visitante acesse sempre o portal em busca de informações.

Contate nossa equipe