Identidade Visual 2018-01-26T21:54:41+00:00

Identidade Visual

Manual de Identidade Visual

Qual a importância do manual de identidade visual?

O sucesso de uma marca está diretamente ligado a forma de como suas ideias e conceitos são transmitidos aos clientes. O manual de identidade visual ou manual de marca informa aos fornecedores, parceiros e clientes como a marca deve ser aplicada nas peças de comunicação. Portanto, se o visual da sua marca estiver mal formulado, certamente não transmitirá a credibilidade necessária para conquistar o mercado.

Vantagens de possuir o manual de identidade visual

Aplicação

O manual mostra a correta aplicação do logo com a definição de cores e tamanhos que o logotipo pode possuir como também os possíveis erros de aplicação.

Possíveis variações da logomarca devem estar explícitas.

Possíveis variações da logomarca devem estar explícitas.

Agilidade

Seguindo as normas do manual fica fácil para a empresa realizar alterações no seu logo como escala cromática e aplicações de fundo.

Economia
Por descrever cada elemento criado o manual, você evita erros seja na impressão ou na aplicação do logo economizando tempo e dinheiro.

Conceito do logotipo

No manual é incluído todo conceito da criação do logotipo, como por exemplo por que certas cores foram usadas como também o significado dos símbolos utilizados. O conceito analisa cada elemento do logo e expõe seu significado. Conhecendo a idéia por trás do logo a empresa passa a conhecer mais a si mesma podendo expor sua imagem para seu público alvo e ser compreendida.

Escala cromática

No manual é definido a escala cromática do logotipo, está escala auxila a divulgação do logotipo em diversos meios de comunicação seja ele digital (internet e vídeo) ou impressão. Com uma escala definida fica fácil para a gráfica garantir uma fidelidade na impressão. As escalas são colorido, monocromático, preto e branco e em tons de cinza.

logo fiat

Sobre fundos coloridos

O logotipo aceita diversas aplicações de cores de fundo, porém para manter a legibilidade do logo em um fundo colorido é necessário um estudo cromático das cores. Este estudo é feito no manual que delimita as cores que a logo pode ser inserida sem perder seu foco visual.

Tipologia

O manual exemplifica o uso das fontes gráficas utilizadas no logotipo, mostrando todo o alfabeto e números da fonte utilizada no logo. Com a escolha de uma fonte única garante-se uma fidelidade na marca, valorizando o nome da empresa.

Margem

O uso da margem define um espaço garantindo que outros elementos gráficos não interfiram no logotipo, está separação é de importância para preservar e valorizar a logo quando inserida em textos e ao redor de outras imagens.

Limite de redução

Toda logo possui um limite de redução para manter sua fácil leitura, para isso é definido o limite de redução em milímetros (mm) ou centímetros (cm) que auxilia na ampliação do logotipo.

A sua marca não pode perder o foco! Tem que ter respeito ;)

A sua marca não pode perder o foco! Tem que ter respeito 😉

Materiais de divulgação

A vantagem em possuir o manual de identidade visual de sua empresa é ter os modelos de divulgação de sua marca seguindo todo conceito criado para o logotipo. Com a criação de materiais de divulgação como cartão de visita e papelaria é mais fácil promover sua empresa, pois com a inserção da logo sua empresa será vista ampliando sua comunicação e possibilitando conhecer novos clientes e negócios.